"Antes ouvir o monólogo de um mudo, que o diálogo de dois ignorantes!"

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aulas Começando

Amanhã retornam minhas aulas na Universidade, pública, gratuita, atendendo garantias constitucionais. Ora pois, mas eu tenho criticado veementemente os rumos que o Ensino Superior público vem tomando no país. Nos últimos anos milhares de novas vagas foram criadas, centenas de milhões foram investidos, novas universidades, novos cursos. E agora perguntam a mim qual o problema, não é?

Cito aqui Paulo Francis, para ilustrar a situação.
"A função da universidade é criar elites, e não dar diplomas à pés-rapados". E não há aqui nenhum preconceito aos menos favorecidos, até porque não sou nem de longe abastado. Mas sustento que diploma de nível superior é pra aqueles que desejam ser bons em alguma coisa, e não pra aquele que acha que o diploma não tem valor algum. E por isso, acho errado a abertura que vem sendo realizada nos meios acadêmicos, estão inchando o Ensino Superior, mas não se preocupam com a formação dos profissionais.

A maioria dos professores universitários - possivelmente adotando as experiências vivídas enquanto alunos - não têm interesse em dar aula, não são professores de verdade, talvez por não terem sido alunos de verdade. Os famosos calouros, alunos do primeiro semestre, recém chegados à universidade, muitas vezes não chegam intelectualmente preparados para o meio acadêmico - principalmente nas Ciências Exatas - o que resulta em fracos resultados durante a graduação.

Eu mesmo enquanto aluno, não me considero um exemplo para ninguém, quanto menos aula puder assistir, quanto menos tiver que estudar, melhor. Admito, que tenho que mudar esse raciocínio, mas não sou hipócrita para dizer que a idéia de dedicar a maior parte do dia à leituras exaustivas como as das Ciências Jurídicas me atraía. Prefiro um bom jogo de computador.

Nenhum comentário: